hoje, a walkie talkie aterrissa na sua caixa de entrada em grande estilo para um evento de gala ✨
além da comemoração de 50 edições da nossa newsletter - nós vamos falar melhor disso mais para frente 👀 -, tá rolando o tão famoso Festival Cannes Lions lá na frança (oui oui) e a gente não podia deixar de te atualizar deste evento.
cada um tem o leão que merece… 🦁
enquanto no brasil o leão é sinônimo de fisco e burocracias, lá na frança o cenário é bem diferente. isso porque o rei da selva é o símbolo do festival mais importante para a publicidade, comunicação e criatividade do mundo.
o festival da criatividade de cannes - em inglês, cannes lions international festival of creativity - acontece tradicionalmente no mês de junho, durante 5 dias (de 17 a 21 de junho, neste ano). o evento é muito mais que uma reunião de mentes criativas, mas uma premiação que reconhece as ideias mais inovadoras, audaciosas e fora da caixa ao redor do globo.
se tratando do mundo da comunicação, é claro que tem muita conversa fiada por lá. o evento é uma aposta para conhecer pessoas, exercer o networking e principalmente trocar conhecimentos. é lá que os tomadores de decisão mais influentes e reconhecidos do mundo passam pelo tapete vermelho.
além disso, conversas sobre tendências, apostas futuras, novas tecnologias e tudo que pode ser considerado “em alta” rolam soltas pela riviera francesa. então, é claro: todos os olhos estão em cannes.
mas sem mais delongas, vamos ver o que anda acontecendo por lá?
peraí, cadê as agências de PR? 🤔
do publicitário ao relações públicas, ninguém consegue explicar o fenômeno único que rola em cannes quando falamos dos cases brasileiros na categoria de PR.
uma das tradições do nosso mercado é a de focar as inscrições de agências de publicidade em uma categoria muito peculiar, a de ✨relações públicas ✨. só pra te dar o exemplo, focando em 2024, nenhum dos 14 cases brasileiros finalistas de RP foram produzidos por agências dessa área.
é confuso mesmo e não faz sentido logo de cara (e nem depois…) mas existem alguns comportamentos da indústria que explicam isso.
apesar de ser um universo à parte, com inúmeras agências e profissionais, o mercado de RP ainda é extremamente conservador e antiquado, e se tem uma coisa que cannes não faz, é viver de passado. enquanto o festival discute tendências e apostas pro futuro, como IA, os RPs aqui do país do futebol ainda trabalham com o beabá básico da assessoria de imprensa.
há quem culpe também o mercado publicitário, que acaba possuindo maiores recursos, principalmente quando focamos na inscrição do festival - digamos que seja o olho da cara - e acaba tendo mais oportunidades.
por outro lado, a gente sabe que a comunicação é uma salada mista. tem jornalista trabalhando com marketing, publicitário que escreve coluna e RP que faz tudo isso e mais um pouco. então talvez estejamos perdendo talentos para o lado de lá e vice versa - essa é para quem gosta de tomar lados 😶.
é do brasil - sil - sil
seja como agência de publicidade ou de PR, o fato é: a gente não sai de casa se não for pra fazer barulho. dito isso, tem muito brazuca dando o nome e representando o país com o nosso jeitinho.
a gente separou dois cases de finalistas que valem alguns minutinhos do seu tempo:
(re)vivendo emoções, um case Volkswagen por AlmapBBDO com Elis Regina e Maria Rita
assim como fala a música do Belchior escolhida para a campanha, todo mundo ficou encantado com a nova invenção. e se a inteligência artificial veio para ficar, que ela dê asas à imaginação - e não roube nosso emprego.
um case tão revolucionário que levou o leão de ouro para casa.
a importância da licença paternidade com O Boticário por AlmapBBDO
se cannes quer levantar conversas importantes, a campanha “5 days? give me a break” vem como um prato cheio. o trocadilho do slogan foi feito sob medida para representar o descontentamento dos pais com o período de licença paternidade e questiona as empresas se elas consideram o benefício direito suficiente.
30 50, a idade edição do sucesso
peço desculpas pela referência - apesar de agradar os millenials sintonizados na nossa newsletter - mas hoje só temos motivos para comemorar.
são 50 edições compartilhando tendências, falando de assuntos em alta e trocando muita figurinha sobre o mundo das relações públicas, marketing e inovação.
é claro que esse é só o início de uma longa viagem e um pontinho de luz no meio de toda a galáxia de conteúdos que a MOTIM gera. dito isso, já tá seguindo a gente em todas as redes sociais? (ig, lk, fb).
eu te prometo que o jabá não foi a toa e que vai ter muito post legal te esperando por lá, assim como aqui na walkie talkie.
veja e reveja essas edições anteriores: